Capoeira

Praticando Capoeira – Capitães de Areia

Capitães de Areia é uma técnica desenvolvida pelo Mestre “Anande das Areias”, voltada para a Capoeira regional (criada pelo Mestre Bimba – Manoel dos Reis Machado), onde se desenvolve várias acrobacias e flexibilidades. A Capoeira tem como objetivo desenvolver a coordenação motora, sociabilidade, respeito, regras, concentração, comunicação, estimular a flexibilidade, o alongamento e a postura, desenvolvendo um trabalho em grupo, aprendendo o respeito mútuo e a disciplina. Na Capoeira “Capitães de Areia” existem várias acrobacias, que ajudarão na flexibilidade da seguinte forma:

• A ponte: Mantém a postura e ajuda a fortalecer os músculos, também ajudará no alongamento das pernas e braços.
  • O gato: É o pulo para trás (uma ponte pulada), ajudará na agilidade dos braços, e dará início ao mortal, que trabalha a região do abdômen.
  • A ginga: Ajuda na coordenação das pernas e braços. Rasteiras também ajuda na coordenação e a ter reflexo.
  • O reflexo: Será usado dentro e fora da roda de Capoeira.
  • A queixada: É um golpe de meio giro (180°). Ajudará no fortalecimento das pernas e dará início armada.
  • Armada: É um giro inteiro (360°). Essa acrobacia estimula a agilidade e dá sequência a outros golpes giratórios.
  • As cantigas: São importantes, pois os alunos aprenderão a separar a música do coro. Exemplo:
    • Música: Mandar eu vou (Coro:Capoeira)
    • Música: Mandar jogar (Coro: Capoeira)
  • Os alunos aprenderão o ritmo das cantigas, juntamente com o pandeiro e o berimbau (instrumento utilizado durante as aulas).

Instrumentos musicais:

• Berimbau: Ajudará no equilíbrio, na coordenação e ensina a diferenciar os sons.
    • Pandeiro: Ajudará dando ritmo ao berimbau.

Idade: A partir dos 2 anos.

Ballet

Ver fotos