Processo de adaptação

Colégio

Curiosidade. Medo. Ansiedade. Alegria. Todos esses sentimentos são comuns quando a criança entra na escola. Ajude seu filho a passar essa fase tranquilamente.

Banho tomado, uniforme impecável, tênis zero quilômetro. Toca o sinal, é hora de dirigir-se a sala de aula pela primeira vez. Mas o que será que essa criança esta sentindo neste momento? Curiosidade por estar abrindo a porta de um mundo novo, desconhecido, fascinante, que lhes dá certeza de ser um mundo mágico. Ansiedade por estar vivendo sua primeira grande separação dos pais/família. São esses sentimentos básicos que tomam conta das crianças.

A passagem do indivíduo para a sociedade e a cultura, vai ter mesmo de acontecer na vida do seu filho. Há muito tabu em relação a entrada dos pequeninos na escola, que deve ser desconstruído, pois a fase de maior desenvolvimento de uma criança se inicia através do primeiros anos de idade na fase escolar.

Longe do Papai e da Mamãe

Nos primeiros dias, os pais se sentem tão divididos quanto as próprias crianças. Por um lado é gratificante ver seu filho crescer e adquirir autonomia, mas, por outro, não é fácil sentir que não existe mais em casa um bebê que depende da gente. Os pais sentem ansiedade, insegurança e até ciúmes. Nesse processo é essencial a confiança entre a família e a escola.