Processo de adaptação

Colégio

O cuidado nessa fase de adaptação é essencial, porque é o momento de inserção dos pequenos à vida em comunidade. A escola precisa respeitar o tempo das famílias e orientá-las para que o processo seja saudável para as crianças. Muitas vezes, os pequenos vão permanecer pouco tempo na escola no início, até que eles se acostumem com o espaço e os profissionais. Essa passagem é crucial para as crianças se adaptarem a permanecer na escola e se sentirem seguras para aprender e conviver com os outros.

As crianças precisam se adaptar ao novo, às rotinas da escola e às separações diárias da família, principalmente em relação à ausência da mãe. Isso faz parte do crescimento social e emocional dos pequenos. Além do mais, é nesse período em que se estabelece um vínculo entre as crianças, a escola e os pais.

Preparação inicial

Os pais devem conversar com o filho sobre a sua ida para a escola, mencionando todas as vantagens dessa separação. Podem ser utilizados argumentos como: você vai brincar e fazer amigos, vai poder pintar, ir ao parquinho e vai aprender muita coisa divertida. Além disso, eles devem deixar o caminho aberto para a criança compartilhar suas experiências na escola, usando incentivos como: “Filho, você vai passar algum tempo lá e depois pode me contar tudo o que você fez. Eu vou adorar saber sobre o seu dia!”.

Assim, os pais estabelecem uma relação de confiança com o filho e a criança se sentirá protegida e amada. Essa é uma maneira de criar um vínculo afetivo saudável com o professor e os demais colegas.

Preservação da rotina

É muito importante que a família mantenha ao máximo a rotina da criança enquanto ela está em casa e se envolva na preparação para a ida à escola.

Cautela na separação

A despedida é um passo inicial decisivo para o processo de adaptação. Por isso, é fundamental que eles se despeçam com tranquilidade e muito carinho.

Se a criança perceber que os pais também ficam inseguros, isso poderá aumentar a sensação de incômodo, o que pode prejudicar a relação dela com a escola.

Papel da escola na adaptação dos pequenos

A escola também tem uma função muito importante nesse processo de recepção dos novos alunos. Os pequenos precisam sentir, desde o primeiro instante, que o ambiente é especial.

Envolvimento com a família

O relacionamento entre a família e a escola também é fundamental para a adaptação. O professor e o diretor devem compartilhar com os pais como foi a participação do aluno em sala de aula, a relação do pequeno com os demais colegas e as dificuldades que ele apresentou.

Se a criança sentiu a falta dos pais durante o dia, os pais devem ser informados para que possam trabalhar em conjunto com a escola nessa adaptação. É normal que os pequenos sintam insegurança no início — e o professor deve saber confortá-los e acalmá-los, transmitindo confiança e acolhimento.

Como você pôde ver, a adaptação deve ser feita com um trabalho em conjunto entre a família e a escola. Só assim a criança se sentirá confiante para frequentar o espaço.