Teatro

Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula nossos alunos tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. Ao ler um conto em voz alta, os estudantes naturalmente impostam a voz e mudam a entonação marcando os diferentes personagens, abusam dos gestos e capricham nas expressões faciais.

O teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica. Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do aluno se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos.

Benefícios proporcionados pela prática de fazer teatro ultrapassam os aspectos pedagógicos e contribuem para a formação do aluno como cidadão.

O teatro proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado do estudante.

O teatro desperta a imaginação, leva ao questionamento de atitudes e realidades, faz sonhar e educa.

É comum pensarmos que teatro é para a aula de Arte. Porém todas as disciplinas possuem o seu lado dramatúrgico. Imagine os estudantes lerem um livro e depois encená-lo. Ou dramatizarem uma situação matemática do dia a dia. Ou encenarem um acontecimento da história. Tudo é possível em termos de teatro.

Desde o aspecto lúdico até o processo de ensino-aprendizagem, o teatro é uma grande ferramenta pedagógica. O estudante vai aprender a importância do trabalho em grupo, da participação ordenada, de conhecer e confiar em quem trabalha com ele. Além disso, o teatro estimula a criatividade e a imaginação, a iniciativa, o respeito mútuo, a desinibição e a sensibilidade. Tudo isso fará diferença na sua formação.

Além de ajudar na evolução de várias áreas, como na coordenação, na criatividade, na memorização, no vocabulário e na socialização, o teatro não é feito apenas de atores em cena, isto é, no palco. Há muitos estudantes que também atuam “nos bastidores”, na estrutura por trás do espetáculo. Quem trabalha nos bastidores percebe tudo isso e mais: ele passa a ver que todos são igualmente importantes para que o espetáculo aconteça. Não importa se você está no palco ou se está na iluminação – todos são igualmente importantes. Também aqui o teatro reproduz a vida: para obtermos um resultado precisamos de várias pessoas envolvidas. O coletivo se impõe ao individual. No teatro da vida cada um desempenha o seu papel, tal como as diferentes partes de um corpo, para benefício de todos.

O teatro enriquece a experiência com os temas tratados nas disciplinas. Por exemplo: para trabalhar a preservação do meio ambiente você pode montar uma exposição que vai apresentar o tema ao visitante e que culmina com uma peça teatral como forma de vivenciar o tema. As datas comemorativas também fornecem boas oportunidades para se fazer teatro na escola.